Curso “O golpe de 2016 no Brasil” terá 12 encontros e primeira atividade lota auditório Hilton Sales

Cerca  de 150 pessoas presentes no evento lotaram o primeiro dia

– por Letícia Sabbatini

Mesa composta pelo Reitor Ricardo Berbara, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) Alexandre Fortes e o professor Pedro Campos (Foto: Letícia Sabbatini)

Na última terça-feira (10/04), aconteceu o primeiro de uma sequência de 12 encontros do curso “O golpe de 2016 no Brasil e o futuro da democracia”. A atividade foi iniciada às 14 horas, no Auditório Hilton Sales (Pavilhão Central) e seu tema principal foi “A Universidade brasileira e o golpe de 2016”.

Organizado pelos professores Pedro Campos (DHRI) e Vladimir  Lombardo Jorge (DCS). A mesa contou com a participação do reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Alexandre Fortes, como expositores iniciais.

No primeiro evento, o diretor Berbara iniciou o debate falando sobre a atual conjuntura política brasileira. Em seguida, entre os tópicos tratados, destacou-se o impeachment da ex-presidenta Dilma Roussef, a prisão do ex-presidente Lula, o governo Temer, a intervenção militar e as eleições presidenciais de outubro.  “Nenhum de nós está a salvo do poder violento do estado nacional”, expôs o reitor em sua fala.

O papel da Universidade nesse contexto atual também foi muito debatido. Apresentando uma visão histórica, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alexandre Fortes falou em defesa das Universidades públicas e contra o seu sucateamento “É fundamental manter a autonomia. Precisamos nos unir em defesa da Universidade que, apesar de sucateada, tem muita força”.

Confira os próximos temas do curso abaixo:

(Foto: Divulgação)

 

 

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    Encontro do curso “O Golpe de 2016 no Brasil” debate Pré-Sal e soberania nacional

    Mesa organizada pelo curso de Jornalismo debate a participação da mídia no Golpe de 2016

    Encontro do curso “O Golpe de 2016 no Brasil” debate militarização das cidades

    Segundo encontro do curso “O golpe de 2016 no Brasil” discute a temática da educação

    Mesa redonda “Capital internacional, Estado e Golpe no Brasil” acontece nesta sexta (7)